Esta é a versão original do artigo Escalas exóticas. Se preferir, leia a versão atualizada.
No último artigo falei sobre os modos gregos. Dando continuidade, falarei de algumas escalas exóticas.
Escalas exóticas são aquelas que, em nenhuma modulação casam com a escaladiatônica.
É impossível abordar completamente todas as escalas exóticas, pois,matematicamente falando, são 2.041 escalas1, se não desconsiderarmos as interpermutáveis entre si. Vou me ater a fazer um apanhado de algumas poucas mais importantes, que todo músico deveria dominar.
[update 2016-06-19]1Eliminando-se as permutações, sobram 350 escalas exóticas possíveis.
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Antes de começarmos, vou apenas colocar aqui um resumo dos modos gregos:
Modo | Ⅰ | Ⅱ | Ⅲ | Ⅳ | Ⅴ | Ⅵ | Ⅶ |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Lídio | fá | sol | lá | si | dó | ré | mi |
Jônico | fá | sol | lá | si♭ | dó | ré | mi |
Mixolídio | fá | sol | lá | si♭ | dó | ré | mi♭ |
Dórico | fá | sol | lá♭ | si♭ | dó | ré | mi♭ |
Eólico | fá | sol | lá♭ | si♭ | dó | ré♭ | mi♭ |
Frígio | fá | sol♭ | lá♭ | si♭ | dó | ré♭ | mi♭ |
Lócrio | fá | sol♭ | lá♭ | si♭ | dó♭ | ré♭ | mi♭ |
Representei aqui os graus na escala de fá em vez de outro tou ou em vez deusar os nomes relativos para mostrar que cada modo é exatamente igual ao anterior, aprecescentando-se apenas um bemol.
Repare também que o grau alterado de um modo para outro é sempre o a quartado grau alterado no modo anterior.
Eram apenas seis modos gregos clássicos. Observando-se os acidentes na escalade fá vemos que começamos com nenhum acidente no modo lídio, um acidente no no modo jônico, e assim até cinco acidentes no modo frígio.
Acadêmicos acrescentaram um acidente sobre o modo frígio, seguindo a ordem dequartas, e assim criaram o modo lócrio, que é o último modo possível da escala diatônica – sete graus, sete modos.
Porém nada nos impede de continuar acrescentando acidentes sobre as quartas,apenas a escala resultante não é mais intermutável com a escala diatônica.
Acrescentando-se um oitavo acidente ao quarto grau, temos a escalasuperlócria:
ⅠJ | Ⅱm | Ⅲm | Ⅳ- | Ⅴ- | Ⅵm | Ⅶm |
fá | sol♭ | lá♭ | si♭♭ | dó♭ | ré♭ | mi♭ |
A escala superlócria também pode ser entendida como o modo jônico com atônica aumentada:
Ⅰ+ | ⅡM | ⅢM | ⅣJ | ⅤJ | ⅥM | ⅦM |
fá♯ | sol | lá | si♭ | dó | ré | mi |
Esta é uma escala mista, combinando-se o primeiro tetracorde do modo eólicocom o segundo tetracorde do modo jônico:
Modo eólico | ⅠJ | ⅡM | Ⅲm | ⅣJ | ⅤJ | Ⅵm | Ⅶm |
fá | sol | lá♭ | si♭ | dó | ré♭ | mi♭ | |
Modo jônico | ⅠJ | ⅡM | ⅢM | ⅣJ | ⅤJ | ⅥM | ⅦM |
fá | sol | lá | si♭ | dó | ré | mi | |
Escala menor | ⅠJ | ⅡM | Ⅲm | ⅣJ | ⅤJ | ⅥM | ⅦM |
fá | sol | lá♭ | si♭ | dó | ré | mi |
Esta escala é muito usada na música erudita.
De origem mista afro-americana, o blues traz elementos tanto europeus, quanto africanos.
Como música africana, o blues é modal.
Escala modal é aquela em que não é possível determinar se seu modo é maior oumenor. Esse efeito é obtido mascarando a mediante – omitindo-a ou duplicando-a, usando as terças menor e maior na mesma escala.
Observação: alguns estudiosos dizem ser possível determinar o modo pelosexto grau quando a mediante é omitida.
O blues usa duas mediantes, maior e menor, com a restrição de que a evolução entre elas deve ser sempre ascendente – da menor para a maior, mesmo em evoluções descendentes.
Outra característica não-europeia do blues é a presença do trítono, grau intermediário entre a subdominante (quarta) e a dominante (quinta), abolido pela Igreja Católica por ser considerado Diabŏlus in Musĭca.
O sétimo grau da escala do blues é menor (da dominante), porém é aceita a sensível na chamada da tônica para descanso.
Por último, a segunda não faz parte da escala, mas também é aceita na chamada da tônica para descanso.
A escala fica assim na ascendente:
ⅠJ | Ⅲm | ⅢM | ⅣJ | T | ⅤJ | Ⅶm | (ⅦM) | ⅧJ |
fá | lá♭ | lá | si♭ | si | dó | mi♭ | (mi) | fá |
E na descendente:
ⅧJ | Ⅶm | ⅤJ | T | ⅣJ | Ⅲm | ⅢM | (ⅡM) | ⅠJ |
fá | mi♭ | dó | si | si♭ | lá♭ | lá | (sol) | fá |
[update 2016-06-23]Além dos graus principais da escala de blues, blueseiros costumam usar de modo ligeiramente criterioso praticamente todos os acidentes de intervalos, transformado o uso real da escala de blues num verdadeiro representante da escola dodecafônica.
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A escala nordestina, também chamada de lídia ♭7, assim como a menor, é também uma escala mista: consiste no primeiro tetracorde do modo lídio sob o segundo tetracorde do modo dórico.
Modo lídio | ⅠJ | ⅡM | Ⅲm | Ⅳ+ | ⅤJ | ⅥM | ⅦM |
fá | sol | lá | si | dó | ré | mi | |
Modo dórico | ⅠJ | ⅡM | Ⅲm | ⅣJ | ⅤJ | ⅥM | Ⅶm |
fá | sol | lá♭ | si♭ | dó | ré | mi♭ | |
Escala nordestina | ⅠJ | ⅡM | ⅢM | Ⅳ+ | ⅤJ | ⅥM | Ⅶm |
fá | sol | lá | si | dó | ré | mi♭ |
Repare que a escala nordestina é intermutável com a escala menor: equivale àescala menor modulada pelo quarto grau.
Consiste no modo eólico com a sétima sensível:
ⅠJ | ⅡM | Ⅲm | ⅣJ | ⅤJ | Ⅵm | ⅦM |
fá | sol | lá♭ | si♭ | dó | ré♭ | mi |
A passagem mais característica nesta escala é o intervalo de tom e meio entreo sexto e o sétimo graus. Todo o restante é bem trivial.
Há uma outra escala comumente chamada harmônica maior, que consiste no modojônico com a segunda menor:
ⅠJ | Ⅱm | ⅢM | ⅣJ | ⅤJ | ⅥM | ⅦM |
fá | sol♭ | lá | si♭ | dó | ré | mi |
Também cria o itervalo característico de tom e meio, desta vez entre o segundoe o terceiro graus.
Os nomes técnicos são eólica 7+ e jônica ♭9.
Escalas ciganas ou húngaras são variantes da escala harmônica (menor). Há doisvariantes:
A primeira é igual à escala harmônica, subindo a quarta para o trítono:
ⅠJ | ⅡM | Ⅲm | Ⅳ+ | ⅤJ | Ⅵm | ⅦM |
fá | sol | lá♭ | si | dó | ré♭ | mi |
A segunda é a igual à harmônica, com a segunda menor:
ⅠJ | Ⅱm | Ⅲm | ⅣJ | ⅤJ | Ⅵm | ⅦM |
fá | sol♭ | lá♭ | si♭ | dó | ré♭ | mi |
Os nomes técnicos são lídia ♭3♭13 e frígia 7+.
Escalas bebop são variações das escalas com sétima da dominante, onde é acrescentada a sétima sensível, o que forma uma escala de oito graus.
São tradicionalmente executadas descendentemente, assim a primeira nota de cada par representa um elemento do acorde principal do tom.
A mais simples de todas é a mixolídia bebop:
ⅧJ | ⅦM | Ⅶm | ⅥM | ⅤJ | ⅣJ | ⅢM | ⅡM | ⅠJ |
fá | mi | mi♭ | ré | dó | si♭ | lá | sol | fá |
Tecnicamente há uma escala bebop para cada um dos modos com sétima da dominante – mixolídia, dórica, eólica, frígia e lócria, além de outras modificadas –, mas as duas mais usadas no jazz são a lócria bebop:
ⅧJ | ⅦM | Ⅶm | Ⅵm | Ⅴ- | ⅣJ | Ⅲm | Ⅱm | ⅠJ |
fá | mi | mi♭ | ré♭ | dó♭ | si♭ | lá♭ | sol♭ | fá |
E a altamente alterada mixolídia bebop ♭9♭13:
ⅧJ | ⅦM | Ⅶm | Ⅵm | ⅤJ | ⅣJ | ⅢM | Ⅱm | ⅠJ |
fá | mi | mi♭ | ré♭ | dó | si♭ | lá | sol♭ | fá |
Já que falamos em jazz, uma escala interessantíssima usada eventualmente é a escala diminuta, que consiste em duas sequências de terças sobrepostas, separadas por meio tom.
Isso gera uma escala simétrica, onde qualquer grau pode ser usado paradescanso – ou, sendo bem honesto, nenhum funciona bem. A sequência de intervalos é semitom, tom, semitom, tom, semitom, tom, semitom e tom.
ⅠJ | Ⅱm | Ⅲm | ⅢM | Ⅳ+ | ⅤJ | ⅥM | Ⅶm |
fá | sol♭ | lá♭ | lá | si | dó | ré | mi♭ |
[update 2016-06-23]Bônus!
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Escala aumentada é a principal dentre as escalas hexatônicas e consiste em uma série de tons cheios, nenhum semitom:
ⅠJ | ⅡM | ⅢM | Ⅳ+ | Ⅴ+ | Ⅵ+ |
fá | sol | lá | si | dó♯ | ré♯ |
Esta foi apenas uma pequena exposição das escalas exóticas que pessoalmenteconsidero importante que todo músico conheça bem.
Pretendo falar especificamente de uma ou outra futuramente.
Relação entre intervalos, escalas e trastes em instrumentos temperados de corda; n pode ser corda solta ou um traste qualquer onde esteja o tom desejado:
Escala | ⅠJ | Ⅱm | ⅡM | Ⅲm | ⅢM | ⅣJ | T | ⅤJ | Ⅵm | ⅥM | Ⅶm | ⅦM | ⅧJ |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Modo lídio | • | • | • | • | • | • | • | • | |||||
Modo jônico | • | • | • | • | • | • | • | • | |||||
Modo mixolídio | • | • | • | • | • | • | • | • | |||||
Modo dórico | • | • | • | • | • | • | • | • | |||||
Modo eólico | • | • | • | • | • | • | • | • | |||||
Modo frígio | • | • | • | • | • | • | • | • | |||||
Modo lócrio | • | • | • | • | • | • | • | • | |||||
Superlócria | • | • | • | • | • | • | • | • | |||||
Clássica | • | • | • | • | • | • | • | • | |||||
Blues | • | ← | → | • | • | • | • | • | → | • | |||
Nordestina | • | • | • | • | • | • | • | • | |||||
Harmônica (menor) | • | • | • | • | • | • | • | • | |||||
Harmônica maior | • | • | • | • | • | • | • | • | |||||
Cigana1 | • | • | • | • | • | • | • | • | |||||
Cigana2 | • | • | • | • | • | • | • | • | |||||
Lócria bebop | • | • | • | • | • | • | • | • | • | ||||
Mixolídia bebop ♭9♭13 | • | • | • | • | • | • | • | • | • | ||||
Diminuta | • | • | • | • | • | • | • | • | • | ||||
Aumentada | • | • | • | • | • | • | • | ||||||
Traste | n | n+1 | n+2 | n+3 | n+4 | n+5 | n+6 | n+7 | n+8 | n+9 | n+10 | n+11 | n+12 |