Há uns 10 anos atrás, eu e meu filho mais velho começamos a desenvolver um sistema de RPG simples e genérico, e criamos um blog para rastear a evolução.
Infelizmente o projeto parou alguns meses depois, por falta de tempo.
Continuo sem tempo, mas pretendo retomar o trabalho aos pouquinhos, entre outros projetos, e pra isso ressucitei o blog.
Acessível
A ideia é que o sistema seja acessível, não elitista, portanto precisa poder ser jogado com equipamentos simples:
- cadernos
- lápis
- borrachas
- um pedaço qualquer de papelão (para esconder a região do GM)
- dados de seis faces (vulgos d₆)
Princípios básicos
São quatro princípios básicos: dinamismo, acessibilidade, generalidade e inteligibilidade.
- O sistema numérico e os cálculos devem ser simples e rápidos para não prejudicar a fluidez da sessão – princípio do dinamismo.
- Os objetos necessários para o jogo devem ser de fácil acesso – caderno, lápis, borracha e dados de seis faces – para que o sistema não se torne
um mecanismo elitista. Princípio da acessibilidade.
- As regras devem ser flexíveis o suficiente para lidar com situações imprevistas, por isso devem ser o mais livres de tabelas possível –
princípio da generalidade.
- Para que os jogadores possam se dedicar à representação, o sistema deve ser intuitivo – princípio da inteligibilidade.
Espero que desta vez o projeto avance, mesmo que a passos de tartaruga. 😬