Aprendemos que compassos são formas de organizar metricamente as frases musicais. Assim agrupamos os tique-taques a cada dois, três ou quatro tempos.
Porém são muito mais que isso: compassos são uma das ferramentas básicas da composição musical.
Isso significa que uma música não precisa ter todos os tempos agrupados da mesma forma e que as diferenças entre grupos fazem parte da riqueza mecânica da composição.
Também significa que cada tempo não precisa sempre ser dividido em dois subtempos, é possível também dividir cada tempo em frações de três, cinco ou mais partes iguais.
Quando cada tempo é subdividido em três subtempos, chamamos de compasso composto.
A transformação de um compasso simples em outro composto segue a mesma relação matemática da razão entre suas segmentações: compassos simples têm cada tempo subdividido em dois, compassos compostos em três, portanto a relação é 3:2.
Basta multiplicar o tempo do compasso por 3:2 para obter seu equivalente composto. Todo compasso não-composto possui um equivalmente composto, mesmo as amálgamas:
Simples | Composto |
---|---|
2/4 | 6/8 |
3/4 | 9/8 |
4/4 | 12/8 |
5/4 | 15/8 |
E assim por diante.
O compasso composto dá um sabor diferente à melodia. Por exemplo, o seguinte exercício de escala:
Tente agora o mesmo exercício multiplicando o compasso por 3:2 (4/4 × 3/2 = 12/8):
Você experimentará uma “cor” completamente nova. Um estilo musical que abusa dos compassos compostos é o Blues.